UX Collective 🇧🇷

Curadoria de artigos de UX, Visual e Product Design.

Follow publication

De produtos físicos ao SaaS: Estudo prático sobre estratégias de Aquisição e Retenção

Josias Oliveira
UX Collective 🇧🇷
8 min readJul 3, 2024

--

Na imagem, uma mão segurando um Home Pod Mini da Apple, um dispositivo redondo de cor escura com uma luz brilhante no meio. Uma interface conversacional que permite com que as pessoas possam interagir com o ambiente e utilizar inteligências computacionais a partir de comandos de voz.
Home Pod Mini da Apple em funcionamento: ele emite uma luz que fica alternando conforme a interação das pessoas com o produto.
Na imagem, a representação gráfica de um ícone da Alexa, o comando de voz e a ativação de um aplicativo solicitado, no caso, o Spotify para ouvir música.
Interação entre a Alexa e os aplicativos são extremamente fáceis de fluídas através de comandos simples de voz.
Na imagem, a representação gráfica de um ícone do Home Pod Mini, o comando de voz e a ativação de um aplicativo Spotify para ouvir música é negada, forçando a pessoa a utilizar o Apple Music.
Em relação ao Home Pod Mini da Apple, a interação não é fluída. Eu não consigo utilizar os aplicativos da minha preferência de forma facilitada.

A evolução da experiência musical

Gráfico comparativo entre Apple Music e Spotify: Apple Music é caracterizado por entrada com fricções e baixa personalização e recomendação das músicas. Já Spotify é caracterizado por fácil entrada e baixo custo, além de alta personalização e recomendação.
Gráfico comparativo entre Apple Music e Spotify: Apple Music está na posição de mais difícil entrada no produto — precisa ter inclusive cartão de crédito - com baixa personalização e recomendação. Spotify está na posição de fácil entrada e baixo custo com alta personalização e recomendação.

Os desafios com o Apple Music

Fluxo de uso do Apple Music com assistente de voz: usuário solicita música, Apple Music toca e para, usuário perde playlists personalizadas, resultando em frustração e tristeza.
Fluxo de uso do Apple Music com assistente de voz: O usuário solicita uma música ao assistente de voz, o Apple Music começa a tocar, mas logo para a reprodução, causando frustração. Eventualmente, o usuário que migrou perdeu todas as playlists personalizadas, resultando em mais frustração e tristeza.

Integração do físico com o digital

Comparação entre Apple Music vs. Spotify

Comparação Apple Music e Spotify: Ambos são product-led e self-service. Apple Music requer cartão de crédito para teste, Spotify não. Apple Music não tem propagandas, Spotify só na versão gratuita. Ambos oferecem versões familiares e alta qualidade de áudio. Apple Music integra-se bem com dispositivos Apple e tem boa curadoria de playlists, enquanto Spotify é melhor em playlists personalizadas e integração com assistentes de voz. Ambos oferecem conteúdo exclusivo, downloads offline.
Tabela comparativa entre o Apple Music vs Spotify.

Sugestões de Backlog

Importação de playlists personalizadas

Melhoria nas recomendações de música

Integração com assistente de voz Siri

Experiência de onboarding personalizada

--

--

Written by Josias Oliveira

Head of Product at Embraer @ex-Thoughtworks, ex-RD Station

Responses (1)